O CIRCUITO DO CHUMBO
O designer Vítor da Silva e o tipógrafo Alvaro Silva, descrevem-nos o processo artesanal de feitura do jornal na era analógica, mais concretamente na era do chumbo. Este material foi utilizado de forma generalizada no fabrico de jornais até a meados da década de 80, tanto na paginação como também impressão.
Neste apontamento o designer visita as instalações da Lisgráfica, mais precisamente a parte do museu onde estão expostos algumas máquinas de impressão.
___________
Vítor da Silva esteve ligado ao mundo da imprensa dos anos cinquenta até meados dos anos oitenta. Foi o criador do grafismo de títulos como o “Expresso” e o “Tempo”, tendo colaborado também com os jornais “Diário de Lisboa”, “Diário de Notícias” e concebido o logótipo original do “Correio da Manhã“.
Este vídeo é parte integrante da série “Design de Imprensa”, que aborda um pouco da história do design editorial da imprensa portuguesa. A série é constituída pelos conteúdos extra do documentário “No Momento – Vítor da Silva & Design de Imprensa” produzido e realizado por Rui Martins, com entrevistas de Rui Martins e do type designer Ricardo Santos.
M.L.