logo

No Momento

[Documentário Completo] 

"NO MOMENTO" - SINOPSE 

Nos anos cinquenta, antes do termo "Design" ser conhecido em Portugal, Vítor da Silva estreia-se na sala de desenho do "Século" e colabora com o "Diário de Lisboa". Nos anos setenta o designer trará a modernidade gráfica para os jornais desenhados por si: "Expresso" e "Tempo", e pela remodelação do "Diário de Notícias". Um retrato da imprensa escrita, numa altura em que os jornais eram feitos no momento.

Rui Martins

Rui Martins - Produção / Realização / Entrevistas

Rui Martins estudou Comunicação Audiovisual na escola António Arroio e é licenciado em Audiovisuais e Multimédia pela  ESCS (Escola Superior de Comunicação Social). Desenvolveu trabalho em produção de vídeo e estreou-se no mundo documental com o filme "No Momento", premiado no Festival Avanca 2018 na categoria de "Estreia Mundial Televisão" e é o autor do site motionlandscapes.com.

Ricardo Santos

Ricardo Santos - Entrevistas / Revisão

Ricardo Santos estudou design gráfico na escola António Arroio e foi aluno de Vítor da Silva. Licenciou-se no IADE é mestre em tipografia avançada pela EINA (Barcelona). É docente de tipografia na ESAD.CR (Caldas da Rainha), designer da Vanarchiv é membro fundador dos colectivos TiponautasTipos das Letras. 

Vitor da Silva

Vítor da Silva

Vítor da Siva esteve ligado ao mundo da imprensa de meados dos anos 50 até finais dos anos 70 como designer gráfico e ilustrador. Teve uma carreira extensa e diversa. Criou  o grafismo de jornais notáveis como o "Expresso" e “Tempo” e revistas como “Tempo Económico” (do jornal Expresso) e “Moda & Moda”. Trabalhou em várias agências nos anos 70 como: “Êxito”, “Zeiger”, “Bertrand (Irmãos Lda.)”, “Sá da Costa Editores”, e “Marca”. Criador de logotipos como o “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã”, “Apolo 70” (o primeiro centro comercial de Lisboa) e dos cinemas: “Berna”, “Roxy” e “2000”. Desenvolveu grafismo para a Fundação Calouste Gulbenkian durante trinta anos e foi professor nas escolas: António Arroio durante quarenta anos e na ESCS (Escola Superior de Comunicação Social) nos anos noventa.

Fernando Coelho

Fernando Coelho

Fernando Coelho foi o criador do grafismo do jornal "Semanário" e foi responsável pelo re-design dos jornais; "Diário de Notícias", "Diário de Lisboa" e "Comércio do Porto". Aluno de Vítor da Silva na escola António Arroio em início dos anos 70, Fernando Coelho é também docente no IPT (Instituto Politécnico de Tomar). Detém um extenso currículo como designer de comunicação em que também se destaca a criação do grafismo das revistas: "Máxima", "Viva" (do Jornal de Notícias), e o re-design da revista "Auto-Sport" entre muitas outras publicações, assim como o design de mais de uma centena de marcas. 

Luís Ribeiro

Luís Ribeiro

Também conhecido por "Mestre", Luís Ribeiro começou o seu percurso profissional inicialmente como desenhador litógrafo durante vinte anos. Foi aluno de Vítor da Silva e docente na escola António Arroio em inícios dos anos 70. Em 1972, a convite de Vítor da Silva, participa no início do jornal "Expresso" onde permanecerá como chefe grafista durante trinta anos até 2003.

Vítor da Silva & Design de Imprensa

O documentário intitulado "No Momento" foi rodado entre 2015 e 2017.  A idea original surgiu a partir de uma entrevista retrospectiva da longa carreira do designer Vítor da Silva, pelas suas múltiplas facetas como designer e ilustrador. Dessa primeira entrevista, o percurso no mundo da imprensa destacava-se do restante, e como consequência, a ideia de um documentário sobre o design de imprensa começou a ganhar forma. 

O resultado é um documentário que nos mostra como a feitura de um jornal estava condicionada por uma série de processos artesanais, de grande complexidade, sob a pressão do tempo. É neste contexto que Vítor da Silva introduz as primeiras normas básicas de design de imprensa que hoje são regra. Uma luta contra a exiguidade de meios e contra o tempo, numa altura em que os jornais eram feitos “No Momento”.

O documentário conta também com a participação do Museu Nacional da Imprensa no Porto, e com imagens da Oficina Lisgráfica em Oeiras, assim como fotografias da Fundação Calouste Gulbenkianimagens do filme "From Hot Metal to Cold Type" gentilmente cedidas por Doug Wilson, realizador do documentário "Linotype - The Film".

Exibições

  • 16/11/2019 - BRAGACINE FILM FESTIVAL - Cinemas NOS Braga Parque 14:30h. Prémio "Melhor Documentário". 
  • 28/09/2019 - I MOSTRA DE CINEMA PORTUGÊS - Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira 19:00h
  • 20/07/2019 - CINEMA DOLCE VITA OVAR  - Retrospectiva Festival Avanca 18:30h.
  • 03/12/2018 - FACULDADE DE ARQUITETURA DE LISBOA - Sala Rainha Sonja (Cubo) 14:30h.
  • 15/11/2018 - 9º ENCONTRO DE TIPOGRAFIA / INTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR - Cineteatro Paraíso 21:20h - 22:30h.
  • 26/07/ 2018 - ESTREIA - AVANCA FILM FESTIVAL - Auditório de Avanca. Prémio: "Estreia Mundial Televisão".

Um documentário de Rui Martins

Siga-nos!

Siga-nos no facebook para estar as par das novidades, exibições e outros

Motion Landscapes
Verified by MonsterInsights