[Documentário Completo]
"NO MOMENTO" - SINOPSE
Nos anos cinquenta, antes do termo "Design" ser conhecido em Portugal, Vítor da Silva estreia-se na sala de desenho do "Século" e colabora com o "Diário de Lisboa". Nos anos setenta o designer trará a modernidade gráfica para os jornais desenhados por si: "Expresso" e "Tempo", e pela remodelação do "Diário de Notícias". Um retrato da imprensa escrita, numa altura em que os jornais eram feitos no momento.
Rui Martins - Produção / Realização / Entrevistas
Rui Martins estudou Comunicação Audiovisual na escola António Arroio e é licenciado em Audiovisuais e Multimédia pela ESCS (Escola Superior de Comunicação Social). Desenvolveu trabalho em produção de vídeo e estreou-se no mundo documental com o filme "No Momento", premiado no Festival Avanca 2018 na categoria de "Estreia Mundial Televisão" e é o autor do site motionlandscapes.com.
Ricardo Santos - Entrevistas / Revisão
Ricardo Santos estudou design gráfico na escola António Arroio e foi aluno de Vítor da Silva. Licenciou-se no IADE é mestre em tipografia avançada pela EINA (Barcelona). É docente de tipografia na ESAD.CR (Caldas da Rainha), designer da Vanarchiv é membro fundador dos colectivos Tiponautas e Tipos das Letras.
Vítor da Silva
Vítor da Siva esteve ligado ao mundo da imprensa de meados dos anos 50 até finais dos anos 70 como designer gráfico e ilustrador. Teve uma carreira extensa e diversa. Criou o grafismo de jornais notáveis como o "Expresso" e “Tempo” e revistas como “Tempo Económico” (do jornal Expresso) e “Moda & Moda”. Trabalhou em várias agências nos anos 70 como: “Êxito”, “Zeiger”, “Bertrand (Irmãos Lda.)”, “Sá da Costa Editores”, e “Marca”. Criador de logotipos como o “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã”, “Apolo 70” (o primeiro centro comercial de Lisboa) e dos cinemas: “Berna”, “Roxy” e “2000”. Desenvolveu grafismo para a Fundação Calouste Gulbenkian durante trinta anos e foi professor nas escolas: António Arroio durante quarenta anos e na ESCS (Escola Superior de Comunicação Social) nos anos noventa.
Fernando Coelho
Fernando Coelho foi o criador do grafismo do jornal "Semanário" e foi responsável pelo re-design dos jornais; "Diário de Notícias", "Diário de Lisboa" e "Comércio do Porto". Aluno de Vítor da Silva na escola António Arroio em início dos anos 70, Fernando Coelho é também docente no IPT (Instituto Politécnico de Tomar). Detém um extenso currículo como designer de comunicação em que também se destaca a criação do grafismo das revistas: "Máxima", "Viva" (do Jornal de Notícias), e o re-design da revista "Auto-Sport" entre muitas outras publicações, assim como o design de mais de uma centena de marcas.
Luís Ribeiro
Também conhecido por "Mestre", Luís Ribeiro começou o seu percurso profissional inicialmente como desenhador litógrafo durante vinte anos. Foi aluno de Vítor da Silva e docente na escola António Arroio em inícios dos anos 70. Em 1972, a convite de Vítor da Silva, participa no início do jornal "Expresso" onde permanecerá como chefe grafista durante trinta anos até 2003.
Vítor da Silva & Design de Imprensa
O documentário intitulado "No Momento" foi rodado entre 2015 e 2017. A idea original surgiu a partir de uma entrevista retrospectiva da longa carreira do designer Vítor da Silva, pelas suas múltiplas facetas como designer e ilustrador. Dessa primeira entrevista, o percurso no mundo da imprensa destacava-se do restante, e como consequência, a ideia de um documentário sobre o design de imprensa começou a ganhar forma.
O resultado é um documentário que nos mostra como a feitura de um jornal estava condicionada por uma série de processos artesanais, de grande complexidade, sob a pressão do tempo. É neste contexto que Vítor da Silva introduz as primeiras normas básicas de design de imprensa que hoje são regra. Uma luta contra a exiguidade de meios e contra o tempo, numa altura em que os jornais eram feitos “No Momento”.
O documentário conta também com a participação do Museu Nacional da Imprensa no Porto, e com imagens da Oficina Lisgráfica em Oeiras, assim como fotografias da Fundação Calouste Gulbenkian e imagens do filme "From Hot Metal to Cold Type" gentilmente cedidas por Doug Wilson, realizador do documentário "Linotype - The Film".
Exibições
- 16/11/2019 - BRAGACINE FILM FESTIVAL - Cinemas NOS Braga Parque 14:30h. Prémio "Melhor Documentário".
- 28/09/2019 - I MOSTRA DE CINEMA PORTUGÊS - Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira 19:00h
- 20/07/2019 - CINEMA DOLCE VITA OVAR - Retrospectiva Festival Avanca 18:30h.
- 03/12/2018 - FACULDADE DE ARQUITETURA DE LISBOA - Sala Rainha Sonja (Cubo) 14:30h.
- 15/11/2018 - 9º ENCONTRO DE TIPOGRAFIA / INTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR - Cineteatro Paraíso 21:20h - 22:30h.
- 26/07/ 2018 - ESTREIA - AVANCA FILM FESTIVAL - Auditório de Avanca. Prémio: "Estreia Mundial Televisão".
Um documentário de Rui Martins
Siga-nos!
Siga-nos no facebook para estar as par das novidades, exibições e outros