logo

O SÉCULO – Vítor da Silva e Rodrigues Alves

O SÉCULO – Vítor da Silva e Rodrigues Alves

Vítor da Silva conta como foi a sua entrada no mundo editorial dos jornais do início dos anos 50. Por essa altura já paginava a revista “Flama”, uma das principais revistas do país, e era aluno da escola de artes António Arroio. É aí que o mestre Rodrigues Alves, seu professor e responsável pelo grafismo do jornal O Século e todas as suas publicações, o convida a paginar a revista “O Século Ilustrado”, e mais tarde se vê obrigado a substituí-lo.

Este vídeo vem na sequência do documentário “No Momento – Vítor da Silva & Design de Imprensa”, sendo parte do material não incluído, disponibilizado neste site.

Vítor da Silva, ilustrador e designer gráfico, teve uma carreira extensa e diversa. Criou  o grafismo de jornais notáveis como o “Expresso” e o “Tempo” e revistas como “Tempo Económico” (do jornal Expresso) e “Moda & Moda”. Trabalhou em várias agências nos anos 70 como: “Zeiger”, “Bertrand Livreiros”, “Sá da Costa Editores”, “Êxito”, e “Marca”. Criador de logotipos como o “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã”, “Apolo 70” (o primeiro centro comercial de Lisboa) e dos cinemas: “Berna”, “Roxy” e “2000”. Desenvolveu grafismo para a fundação Calouste Gulbenkian durante 30 anos e foi professor na António Arroio durante 40 anos e na Escola Superior de Comunicação Social nos anos 90.

O documentário foi produzido e realizado por Rui Martins entre 2015 e 2017 e as entrevistas estiveram a cargo de Ricardo Santos e Rui Martins.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.