logo

Sobre

SOBRE RUI MARTINS

Rui Martins estudou Comunicação Audiovisual na Escola Artística António Arroio e é licenciado em Audiovisuais e Multimédia pela ESCS (Escola Superior de Comunicação Social) ambas em Lisboa. Começou o seu percurso audiovisual desenvolvendo vídeos promocionais e videografia, tendo posteriormente dedicado-se à realização de documentários, onde recebeu já alguns prémios. Baterista e compositor do projeto: The Twilight Void entre 1995 a 2013.

VIDEO PUBLICITÁRIO

Principais destaques:
2011 - Revista Arte Sonora, vinheta AS e festival "Marés Vivas".
2011 - Tiponautas, fonte "Lab Sans Pro" (usada no filme Ex Machina).
2013 - Tipos Das Letras, workshop na Experimentadesign.
2014 - Vanarchiv, vídeo de apresentação da fonte Escritura.

VIDEOGRAFIA

Em 2012 inicia uma série de vídeos de cineturismo, que no ano seguinte dão origem ao site Motion Landscapes onde expõe todos os seus trabalhos. O primeiro vídeo, sobre o distrito de Neustadt em Dresden, é publicado no site Neustadt-Geflüster num artigo sobre o autor. Em 2014 o mesmo site publica o seu vídeo do Festival BRN.

O vídeo "Azores - São Miguel", de 2013, tem estado presente em inúmeros sites de viagens e artigos. Algumas das suas imagens figuram no programa "Robson Green's Ultimate Catch" . Em 2015 o autor é convidado a participar em vários festivais de cineturismo e música. Em 2017 o seu trabalho foi destacado no programa Cineturismo de Carlos Sarguedas, exibido na Sporting TV.

DOCUMENTÁRIO: "NO MOMENTO"

De 2015 a 2018 Rui realiza e produz um documentário de 60 minutos intitulado: "No Momento", sobre o design de imprensa de Vítor da Silva, criador do grafismo de jornais como o Expresso e o Tempo, e responsável pelo redesign do Diário de Notícias. O documentário foi premiado na sua estreia no Festival de Cinema Avanca 2018, com o prémio "Estreia Mundial TV". Em 2019 o documentário volta a ser premiado com o "Augusta Award" para "Melhor Documentário" no festival Bragacine.

PATICIPAÇÕES E MENÇÕES

2017 - Imagens do vídeo "Escritura" figuram no promo da FontLab VI.
2019 - Júri no Festival Avanca na Competição Avanca 2019

TRABALHOS EM FESTIVAIS

2015 - ARRÁBIDA FINISTERRA, Portugal, "Azores - São Miguel".
2015 - YPERIA Convention of Tourism, Grécia, "Dresden Altstadt".
2015 - MUVI  Cinema São Jorge, Lisboa, Portugal, "Graal of Muritz".
2018 - AVANCA - Encontros de Cinema, TV e Vídeo, "No Momento".
2019 - ARRÁBIDA FINISTERRA, Portugal, "Azores - Flores".
2019 - JAHORINA FILM FESTIVAL, Bosnia, "Azores - Flores".
2019 - BRAGACINE, Braga, "No Momento".

Seguir ou Contactar

Links para seguir o trabalho de Rui Martins ou entrar em contacto.