logo

Fabrico de Jornais – O Circuito do Chumbo

O CIRCUITO DO CHUMBO

O designer Vítor da Silva e o tipógrafo Alvaro Silva, descrevem-nos o processo artesanal de feitura do jornal na era analógica, mais concretamente na era do chumbo.

O chumbo foi utilizado de forma generalizada no fabrico de jornais até a meados da década de 80, tanto na paginação como também impressão.

Vítor da Silva esteve ligado ao mundo da imprensa dos anos cinquenta até meados dos anos oitenta e foi o criador do grafismo de títulos como o “Expresso” e o “Tempo”. Colaborou também com o “Diário de Lisboa” e “Diário de Notícias“. Neste apontamento o designer visita as instalações da Lisgráfica, mais precisamente a parte do museu onde estão expostos algumas máquinas de impressão.

Álvaro Silva foi tipógrafo no jornal “O Comércio do Porto” e neste apontamento, captado nas instalações do Museu Nacional da Imprensa no Porto, mostra-nos o funcionamento das máquinas do grafismo da época do chumbo.

Este é o sexto vídeo da série “Design de Imprensa”, que aborda um pouco da história do design editorial da imprensa portuguesa, sendo constituída pelos conteúdos extra do documentário “No Momento – Vítor da Silva & Design de Imprensa” produzido e realizado por Rui Martins.

Subscreva o Motion Docs Youtube!

SUBSCRIBE 0

Comments are closed.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!