logo

EXPRESSO – Grafismo nos Anos 70

EXPRESSO – Grafismo nos Anos 70

A 6 de janeiro de 1973 é lançado um novo jornal. O jornal “Expresso”, desenhado pelo designer Vítor da Silva, apresenta-se com um grafismo inovador para o panorama do design editorial Português, distinto dos outros jornais da época.

   As décadas de 60 e de 70 do século passado, são uma época em que a maioria dos jornais vivia à margem de preocupações com o grafismo. Esta é também uma época em que evolução tecnológica abriu caminho a novas possibilidades no que diz respeito à sua feitura, embora que ainda com demasiadas condicionantes.

Nesse contexto, o designer Vítor da Silva é convidado por Pinto Balsemão a criar o grafismo de um novo jornal, que se queria diferente e moderno, distinguindo-se dos restantes pela forma e pelo conteúdo. Assim, a 6 de janeiro de 1973 sai a primeira edição do jornal Expresso.

Este vídeo faz parte de uma série de conteúdos exclusivos não incluídos no documentário realizado por Rui Martins: “No Momento – Vítor da Silva e design de imprensa”. O documentário aborda o percurso do designer no grafismo dos jornais: O Século, Diário de Lisboa, Expresso, Diário de Notícias, e Tempo, e contêm os testemunhos de Fernando Coelho, criador do grafismo do jornal Semanário e de Luís Ribeiro, grafista do Expresso durante 30 anos, que deu continuidade à matriz gráfica de Vítor da Silva. As entrevistas estiveram a cargo de Ricardo Santos e Rui Martins.

__________________________

EN // Expresso – Graphics in the 70’s

In January the 6th 1973, a new newspaper designed by Vítor da Silva, makes its debut release. Its innovative look gives a new breath to the way Portuguese newspaper where presented. 

The 1960’s and 1970’s are a time when the printed media held a dominant role as a mass media. It is also a time when newspapers feel the need for technical and aesthetic modernization. New technologies open the way to new possibilities. For the first time, special attention is paid to the aesthetic aspect and legibility of the newspaper itself.

It is in this context that the designer Vítor da Silva is invited to create the graphics for a new newspaper. On January 6, 1973, the first edition of the newspaper “Expresso” was released.

Comments are closed.