EXPRESSO – Grafismo nos Anos 70
A 6 de janeiro de 1973 é lançado um novo jornal. O jornal “Expresso”, desenhado pelo designer Vítor da Silva, apresenta-se com um grafismo inovador para o panorama do design editorial Português, distinto dos outros jornais da época.
As décadas de 60 e de 70 do século passado, são uma época em que a maioria dos jornais vivia à margem de preocupações com o grafismo. Esta é também uma época em que evolução tecnológica abriu caminho a novas possibilidades no que diz respeito à sua feitura, embora que ainda com demasiadas condicionantes.
Nesse contexto, o designer Vítor da Silva é convidado por Pinto Balsemão a criar o grafismo de um novo jornal, que se queria diferente e moderno, distinguindo-se dos restantes pela forma e pelo conteúdo. Assim, a 6 de janeiro de 1973 sai a primeira edição do jornal Expresso.
___________
Vítor da Silva esteve ligado ao mundo da imprensa dos anos cinquenta até meados dos anos oitenta. Foi o criador do grafismo de títulos como o “Expresso” e o “Tempo”, tendo colaborado também com os jornais “Diário de Lisboa”, “Diário de Notícias” e concebido o logótipo original do “Correio da Manhã“.
Este vídeo é parte integrante da série “Design de Imprensa”, que aborda um pouco da história do design editorial da imprensa portuguesa. A série é constituída pelos conteúdos extra do documentário “No Momento – Vítor da Silva & Design de Imprensa” produzido e realizado por Rui Martins, com entrevistas de Rui Martins e do type designer Ricardo Santos.
M.L.